DE MOABE A BELÉM DE JUDÁ


Tenho vivido experências maravilhosas com meu Deus desde que Ele permitiu aquela minha caminhada pelo deserto, durante o ano de 2007. Nunca questionei com o PAI, o “porque” de ter sido levada ao deserto. Sabia que havia um propósito divino em tudo esse drama. Pois nada nos acontece sem a permissão de Deus. Hoje, falo como o salmista “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela amanhã” Salmos 30:5. Ele secou todas as lágrimas do rosto de meus familiares. (Isaías 25:8). Eu havia aceitado o diagnóstico médico, mas a familia, não. Encarei tudo confiante, sem medo, sem tristeza. O segredo de tudo isso é que não desviei o meu olhar em momento algum de Cristo. Em II Corintios 5:7 lemos “Visto que andemos por fé não pelo que vimos”. Olhar as circunstâncias ao nosso redor leva-nos a desviar os olhos do Senhor e consequentemente a sucumbir na fé, assim como aconteceu com o apóstolo Pedro, quando desviou o olhar de Jesus – (Mateus 14:22 à 31). Precisamos crer que tudo o que acontece conosco: o lugar onde moramos, a familia a que pertecemos, desertos que atravessamos, etc., está tudo sobe o controle de Deus. Por isso não afastemos do lugar em que o Senhor nos colocou, por causa das dificuldades que por ventura nos sobrevenham. O Senhor está cuidando de nós (Lamentações 3: 24 e 25), certamente não seremos envergonhados.

Não saia do lugar de sua bênção. Alguns personagens bíblicos cometeram esse erro:

ABRAÃO – (Gênesis 12:10. Ele mesmo procurou resolver o seu problema e, aumentou os seus problemas.

ISAQUE – (Gênesis 26: 1 e 2), repetiu a mesma história

JACÓ – (Gênesis 46:6)

ELIMELEQUE – (Rute 1: 1 e 2)

Em todas essas circunstâncias a fome foi usada por Deus para provar a fé desses homens.

Devido a fome que estava devastando Canaã Elimeleque, marido de Noemi, foi com ela e seus dois filhos para a terra de Moabe (Rute 1). Essa atitude desagradou a Deus, pois além dessa atitude de Elimeleque demonstrar falta de confiança em Deus, o povo de Moabe estava sob a maldição de Deus (Números 22: 1 à 17).

Por pior que sejam as circunstâncias não podemos buscar ajuda no Egito (Mundo). Depois de sermos libertos do cativeiro do Egito vamos querer voltar para lá?

Temos que nos manter firme na boa terra, confiando no que Deus tem preparado para nós – Nossa Canaã..

A história de Rute é um exemplo a ser seguido por nós. Acho comovente a passagem bíblica que relata a morte de Elimeleque e seus dois filhos e a volta de Noemi para Canaã (Rute 1: 1 à 16). Creio que Rute devido ao testemunho de sua sogra, sentiu o desejo de adorar o Deus de Noemi. Ela escolheu o povo de Israel como seu povo (Rute 1:1 à 16).

O nome Noemi significa doçura ou doce. Observando o texto de Rute 1: 8 à 14, podemos sentir como Noemi era amável. Que sogra maravilhosa! Nós mães, devemos seguir esse exemplo.

É maravilhoso ver o cuidado de Deus para com aqueles que O escolhe como o seu Senhor. Rute fez a melhor escolha saindo de Moabe. Façamos como ela, abandonando tudo que impeça nossa comunhão com Deus. Não importa o nosso passado de moabita. Se abandonarmos Moabe e tudo o que ela representa e, nos refugiarmos em “Belém de Judá”, seremos o centro das atenções do Senhor. Pois veja o que Deus preparou para cuidar de Rute

1 – TEMPO ADEQUADO – (tempo da colheita da cevada).

2 - O LUGAR ADEQUADO – (as terras de Boaz)

3 - A PESSOA ADEQUADA – (Boaz)

Alguns escritores consideram Boaz uma prefiguração da pessoa de Jesus Cristo.

Em Rute 2:8, Boaz pede para Rute continuar no seu campo, onde havia fartura. Ali Rute não correria perigo, podendo colher espigas à vontade.

Mas nós não podemos continuar em “rebuscar espigas” para o nosso alimento espiritual. Nossa busca pelo alimento espiritual não deve visar unicamente o nosso próprio suprimento. Devemos compartilhar com as pessoas, para que elas também sejam saciadas.

Rute significa ter um lar e Noemi a ajudou a se casar com Boaz. O resultado da atitude de Boaz foi gerar um ancestral para o Senhor Jesus (Mateus 1:5).

Nós adoramos o mesmo de Deus de Noemi e Rute e o mesmo cuidado que Ele teve com elas, tem conosco também. Tenho vivido grandes experiências desse cuidado no meu dia à dia. É por isso que falo seguramente “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” – Salmos 23:1

Deixa Deus trabalhar em sua vida. Esvazia-se de si mesmo e deixa ele ocupar todos os espaços do seu coração, todas as áreas de sua mente. Deixa Moabe e venha desfrutar as bênçãos que Belém de Judá tem para voce. Faça como Rute!!